Acne

Quem nunca foi dormir e acordou com uma espinha enorme no rosto? Apesar de parecer que as temidas lesões surgem, literalmente, do dia para a noite, até que a espinha apareça na pele, acontece um longo processo de inflamação.

 

Além de espinhas, cravos abertos ou fechados, comedões, pústulas e até cistos (as espinhas internas) também são considerados acnes, que costumam surgir por diversos motivos.

 

Um dos mais comuns é o excesso de produção de sebo pelas glândulas e a hiperqueratinização do folículo sebáceo, que, com as células mortas da pele, formam uma espécie de "tampão" que obstrui os poros.

 

Quando os poros estão obstruídos são formados os cravos. O ambiente, então, torna-se favorável para a proliferação de bactérias, como a Propionibacterium acnes, que causam infecções e, consequentemente, espinhas.

 

O processo inflamatório começa nos folículos sebáceos, onde ficam a raiz dos pelos e a glândula sebácea, que produz óleo como maneira de manter a hidratação e proteção da pele. A abertura desse folículo é o poro.

 

Um outro tipo de acne, conhecida como fúngica, é causado pelo fungo Malassezia, além de fatores genéticos. Ela se manifesta como pequenas bolinhas vermelhas na pele e precisa de um tratamento específico.

 

Quais as principais causas?

Engana-se quem pensa que só peles oleosas podem sofrer com acne. Quem tem pele seca e não hidrata bem pode acabar sofrendo o efeito rebote – quando as glândulas sebáceas aumentam a produção de óleo para compensar a desidratação, favorecendo o surgimento de espinhas.

 

Existem outros diversos motivos que levam as glândulas a trabalhar em excesso, podendo causar acne. Esses são alguns deles:

 

1- Genética

A predisposição genética influencia em como a pele vai se comportar – se vai ter mais glândulas sebáceas, se vai ser mais oleosa, se vai produzir mais queratina etc. Esse é o fator mais determinante para graus mais avançados de acne.

 

2- Hormônios

Não por coincidência acnes costumam surgir durante a adolescência. Variações hormonais têm influência não apenas na incidência, mas também na localização das acnes. Enquanto nos adolescentes as espinhas e cravos costumam surgir na zona T do rosto (testa, nariz e queixo), em adultos elas são mais comuns na zona U (maxilar, queixo e pescoço).

 

Medicamentos como corticoides, alguns tipos de anticoncepcionais ou doenças como ovários policísticos também podem estimular as glândulas sebáceas a produzirem mais sebo, aumentando o risco de obstrução dos poros, especialmente após os 25 anos.

 

3- Estresse

Muita gente começou a sentir a pele mais oleosa e com mais espinhas durante a pandemia. Isso acontece porque, quando estamos muito estressadas, os níveis de cortisol – o hormônio que ajuda a controlar o estresse e fortalecer o sistema imune – aumentam e agem diretamente nas glândulas sebáceas, que começam a trabalhar mais.

 

Como a imunidade está mais baixa, o corpo também fica mais suscetível a infecções e à ação das bactérias que causam a acne. Esse tipo de espinha é bem comum em outras partes do corpo, como nas costas, ombros e peito e, no rosto, também é mais recorrente na zona U.

 

4- Cuidados com a pele

Não limpar o rosto de forma adequada, não retirar a maquiagem corretamente ou usar produtos comedogênicos são fatores que contribuem para o surgimento de espinhas. Por isso, é importante manter uma rotina de skincare com produtos comprovadamente não comedogênicos.

 

5- Clima

É normal que a pele se comporte de formas distintas em cidades ou estações diferentes. No verão ou em locais mais quentes e úmidos, por exemplo, é comum que a cútis fique mais oleosa e favorecendo o surgimento de acnes.

 

6- Sol

É comum ouvir que o sol pode ajudar a "secar" as espinhas, mas, na verdade, costuma acontecer justamente o oposto. A exposição da pele ao sol pode levar ao aumento do suor e a maior produção de sebo, o que tende a favorecer a incidência de acnes.

 

7- Outros fatores

Espremer cravos, cutucar espinhas ou ficar com a mão no rosto são hábitos comuns e que fazemos, muitas vezes, sem nem perceber, mas que podem causar inflamações, aumentando a incidência e piorando lesões causadas por acnes.

 

A máscara de proteção, essencial nos dias atuais, também pode causar espinhas. O fenômeno ficou conhecido como mascne e acontece devido à fricção da máscara na pele e o abafamento da região, que fica mais oleosa e úmida: o ambiente perfeito para a proliferação de bactérias causadoras de acnes.

 

Como prevenir?

Prevenir a acne é possível com a mudança de algumas práticas. Hábitos saudáveis, como beber muita água e se alimentar bem, ajudam na saúde do corpo como um todo, inclusive da pele.

 

Ter cuidados básicos como limpar bem a pele, hidratá-la com produtos adequados e protegê-la do sol também ajuda a evitar espinhas.

 

Quais os melhores ativos para tratar a pele com acne?

 

1- Ácido glicólico

Um dos ativos com maior capacidade de penetrar na pele, o ácido glicólico ajuda a manter os poros livres de sebo, excesso de queratina e células mortas, o que impede a formação de cravos e espinhas. É um dos ativos mais indicados para quem tem acne. Também é excelente para clarear manchas e cicatrizes de espinhas.

 

2- Niacinamida

O ativo tem propriedades anti-inflamatórias que ajudam no controle da produção de sebo e na incidência de espinhas e cravos. Como aumenta a síntese natural de queratina, a barreira cutânea fica mais forte, o que faz com que a pele perca menos água e fique mais hidratada, evitando o efeito rebote e desestimulando as glândulas sebáceas.

 

3- Ácido salicílico

Extremamente solúvel em óleo, é um dos melhores ativos para as peles oleosas. Ao esfoliar a pele, remove a sujeira e as impurezas da superfície e desobstrui poros, melhorando a aparência de cravos e evitando a formação de novas lesões.

 

4- Zinco

O ativo mineral é capaz de diminuir a proliferação das bactérias causadoras da acne, além de acelerar a cicatrização de espinhas que já apareceram na pele.

 

5- Ácido mandélico

O mandélico possui funções fungicida e antibacteriana que controlam e previnem a acne e a oleosidade. Como também tem forte poder de hidratação, ajuda a diminuir a produção de sebo pelas glândulas sebáceas.

 

O Mix-01 da Principia combina três dos ativos antiacne acima. Ele contém 5% de ácido glicólico, 4% de niacinamida e 2% de ácido salicílico e apresentou, em testes clínicos, alta eficácia contra acnes. O ácido tranexâmico, também presente na fórmula, ajuda na redução de manchas, inclusive as causadas por espinhas.