Ácido Glicólico

Com moléculas bem pequenas, este AHA penetra profundamente na pele, trazendo resultados em pouco tempo de uso.

 

O ácido glicólico é uma das estrelas do mundo do skincare e um dos alfa-hidroxiácidos (AHAs) mais conhecidos, especialmente por suas propriedades para peles oleosas e acneicas. Porém, as vantagens do ácido não param por aí. Vem entender por que o ingrediente é tão querido e utilizado.

 

O que é?

O ácido glicólico faz parte da família dos alfa-hidroxiácidos, compostos que esfoliam a pele quimicamente e trazem diversos benefícios. O glicólico é o AHA com o menor peso molecular, ou seja, com as menores moléculas, o que permite que ele penetre mais profundamente na pele.

Encontrado na cana-de-açúcar, o ácido glicólico promove renovação celular e reduz o acúmulo de células mortas na pele. Sua concentração máxima permitida em dermocosméticos no Brasil é de 10%. Nessa concentração, o ativo costuma ter alta eficácia sem causar descamação e irritação na pele.

Em consultórios dermatológicos, o ingrediente pode ser usado em maior concentração em procedimentos como peelings.

 

O que ele faz?

Ao penetrar em camadas mais profundas e promover a renovação celular, o glicólico estimula a produção de colágeno, deixando a pele mais resistente, firme, elástica e atenuando linhas finas e rugas.

Sua ação esfoliante acelera a eliminação do excesso de pigmento, o que costuma clarear manchas (inclusive melasma) e melhora a aparência de cicatrizes de acne. A esfoliação química também deixa a pele mais permeável, o que contribui para a penetração e aumento da eficácia de outros ingredientes ativos.

Como a maioria dos AHAs, o composto também melhora a textura da pele, atenua a aparência de poros dilatados e deixa o rosto mais macio, hidratado e viçoso. Os primeiros resultados podem ser vistos em poucos dias de uso, e costumam ficar mais perceptíveis após 30 dias de tratamento.

O ácido glicólico também ajuda a manter os poros livres de sebo, o que previne o aparecimento de cravos e espinhas, além de ajudar a combater o excesso de oleosidade. Por isso, ele é um dos ativos mais indicados para quem tem pele acneica e oleosa.

 

Há contraindicações?

Em geral, o ácido glicólico a 10% não deve irritar a pele nem causar vermelhidão, sendo seguro para ser usado por todos os tipos e tons de pele, inclusive as sensíveis. Em caso de irritação, basta suspender o uso.

O produto não deve ser aplicado caso a pele esteja inflamada, com queimaduras,ou infecções ativas como herpes. Para o uso durante a gravidez, consulte um médico.

Apesar disso, a pele pode ficar mais sensível aos raios solares e, por isso, é muito importante usar protetor solar e evitar exposição direta ao sol enquanto estiver usando o AHA.

 

Como inserir na rotina de skincare?

O AG-10, da Principia, deve ser aplicado à noite na pele limpa e seca. Durante a primeira semana, o produto deve ser usado em noites alternadas para que a pele se acostume com o ativo.

Não aplique o AG-10 na área dos olhos e nem nos cantos do nariz e boca, onde a pele costuma ser mais seca e irritável. Depois do sérum, você pode seguir com sua rotina de skincare normalmente. Nas primeiras aplicações, é possível sentir uma leve sensação de ardor que passará em poucos minutos.

 

Pode combinar com outros ativos?

Sim, o ácido glicólico pode ser usado com outros ativos, com exceção de fórmulas com altas concentrações de outros AHAs, retinol e salicílico. Ele funciona muito bem com vitamina C, por exemplo, trazendo ainda mais radiância à pele, como também com o ácido hialurônico, aumentando o potencial de hidratação.

 

Conheça o AG-10 da Principia

O AG-10 combina 10% de alfa-hidroxiácidos, – a maior concentração permitida no mercado brasileiro –, sendo 9,8% de ácido glicólico, com 4% de Prodew 600, um complexo de aminoácidos muito similar ao já presente naturalmente na pele, que reduz a perda de água e promove a hidratação.

Ele teve sua eficácia e segurança comprovadas em testes clínicos e instrumentais realizados por laboratório independente autorizado pela Anvisa. Você pode conferir os principais resultados acessando o produto.